sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Mapas Conceituais

O que são Mapas Conceituais?

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.

Para que serve os MC?

São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Mapas Conceituais podem ser usados como um instrumento que se aplica a diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.
A proposta de trabalho dos Mapas Conceituais está baseada na idéia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno.
Exemplo:
Mapas conceituais podem ser utilizados como: Estratégia de estudo Estratégia de apresentação de itens curriculares Instrumento para a avaliação de aprendizagem escolar Pesquisas educacionais,Estratégia de estudo; Estratégia de apresentação de itens curriculares;
Instrumento para a avaliação de aprendizagem escolar; Pesquisas educacionais.
Soft (free) : Cmap tool – Soft usado para construção de mapas conceituais - http://cmap.ihmc.us/download/

Nenhum comentário: